Conforto

Conforto é a sensação de bem estar de um ser humano levando em consideração as condições ambientais e mentais. As condições mentais são pessoais e subjetivas, ou seja, conforto é uma condição mental do ser humano de satisfação com o meio ambiente que se encontra. A pele também é o principal orgão da regulação da temperatura corporal através de diversos mecanismos:

– Os vasos sanguíneos subcutâneos contraiem-se com o frio e dilatam-se com o calor, de modo a minimizar ou maximizar as perdas de calor.

– Os folicúlos pilosos ( raizes dos pelos ) têm músculos que produzem a sua erecção com o frio (arrepio), aprisionando bolhas de ar estático junto à pele que retarda as trocas de calor um mecanismo mais eficaz nos nossos antepassados mais peludos.

– As glândulas sudoriparas secretam liquido aquoso ( suor ) cuja evaporação diminui a temparatura superficial do corpo.

– A presença de tecido adiposo (gordura) subcutâneo protege contra o frio uma vez que a gordura é mau condutor do calor.

Gráficos são estabelecidos na tentativa de estabelecer as condições satisfatórias. Além de ruídos, iluminação e limpeza, as Temperaturas e Umidades são duas principais variáveis responsáveis pela condição de conforto, uma não pode ser considerada separada da outra.

Diagrama copiado da INMET em junho 2005