Em Manaus há oficialmente 2 estações do ano: o verão e a sauna, a chuvosa e a mais chuvosa ainda, o clima é equatorial: quente e úmido. A temperatura não costuma passar de 30-33ºC, nem baixar de 24-26ºC. Portanto, é menos quente que o verão do Rio de Janeiro, por exemplo. A questão é a umidade, que faz a sensação térmica ser maior, e faz você suar ininterruptamente.

Na linha do Equador

Arvorismo: vendo a Floresta Amazônica da altura da copa das árvores

Em todo o norte do Brasil, não há outono e inverno. Isso por que é onde passa a linha do Equador. Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura do lugar, pois os raios solares atingem a superfície da Terra em um ângulo de 90° nessa área. Manaus possui seus “extremos” de temperatura média mensal em Setembro (27,9º C) e Abril (25,8º C), uma baixa amplitude. Portanto, nos meses menos chuvosos, há menos nuvens, e a temperatura sobe mais. Nos meses mais chuvosos, a temperatura pode dar uma caída. Mas a variação é pouca, então o calor é constante de janeiro a janeiro.

clima equatorial, típico da Floresta Amazônica, é caracterizado por temperatura e umidade altas, falta de ventilação e chuvas abundantes.

Chove sempre e muito!

Há o período chuvoso (Novembro a Maio) e o período menos chuvoso (Junho a Outubro). Não há estação seca. A diferença é que no chuvoso vai chover TODO dia, muuuita água. No menos chuvoso chove alguns dias, menor volume de água. Não há hora certa pra chover, e pode chover várias vezes no dia. Mas as chuvas costumam ser rápidas e durar uns 20 minutos. A precipitação anual em Manaus fica em torno de 2.300mm. A umidade relativa do ar fica na média de 80% o ano todo.

Pegando chuva no INPA: senta e espera passar

Faz muito calor o dia todo

Outra diferença grande de Manaus (norte) para as outras regiões é que faz calor manhã, tarde e noite. Não refresca a noite, não há brisa ou ventinho.

O que levar na mala

Portanto, não carregue peso a toa levando calças e casacos. Não há inverno, lembra? Em qualquer época do ano, leve apenas roupa de banho, shorts, bermudas, saias, vestidos, blusas regatas… E tênis. Para sapatilhas e sandálias, prefira as com palmilha de tecido, ou o pé suado pode escorregar.

Tenha SEMPRE um guarda-chuva na bolsa. Mesmo em um belo dia de sol e céu azul, pode cair um toró a qualquer hora. E cai água de molhar até a roupa de baixo e o interior da bolsa/mochila. Se não chover, pode ser usado como sobrinha para proteger do sol. Leve sempre também boné, protetor solar e água.

Não há muitos mosquitos em Manaus, como as pessoas pensam! A acidez do Rio Negro impede que os mosquitos se reproduzam bem nele. Não custa levar um repelente. Mas não precisa sair com rede mosquiteiro na cabeça.

Quando ir, e o que fazer em cada época

Nos meses entre outubro e dezembro a chuva ainda não voltou com força, o rio ainda está na vazante (seco), então é melhor para pescar, ver botos, ver as praias de rio e fazer caminhadas em terra firme.

Veja os melhores passeios para curtir o calor no período de seca do rio:

Praia de Açutuba, em Iranduba, a 1h de Manaus

Já no pico da cheia (junho), com os rios bem altos, é melhor para fazer passeios de canoa na floresta inundada (igapós) e ver animais que vivem na copa das árvores, como aves e macacos.

FONTE: https://pequenograndemundo.com/2016/07/29/manaus-verao-ano-inteiro/