Medidas

Sistema Métrico utilizado no Brasil

Sistema Internacional de Unidades – SI, adotado pelo Brasil em 1962 e ratificado pela Resolução nº 12 de 1988 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Conmetro, tornando-se de uso obrigatório em todo o Território Nacional.
Os nomes das unidades são, gramaticalmente, substantivos comuns; por conseguinte, sua primeira letra não é maiúscula e eles seguem as regras normais de formação de plural. Já seus símbolos são invariáveis e muitas vezes utilizam letras maiúsculas. ( Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Ed. Universo Ltda – 1988 ).

Unidades de medidas compostas:

Ao escrever uma unidade composta, não misture nome com símbolo.

Certo
Errado

quilômetro por hora
km/h

quilômetro/h
km/hora
metro por segundo
m/s
metro/s
m/segundo

Obs.: Apesar das determinações dos órgãos governamentais, verifica-se a utilização de outros sistemas por parte das empresas multinacionais.

Definições

Temperatura

Quantidade de calor existente num corpo.
(Dicionário Aurélio – Ed. Nova Fronteira S.A. – 1988)

Quantidade de calor que existe em um ambiente ou em um corpo, percebida subjetivamente por sensações de calor ou de frio, e cuja medição exata é feita através de utilização de um termômetro. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Ed. Universo Ltda – 1988)

Energia

Grandeza que caracteriza um sistema físico, guardando o mesmo valor durante todas as transformações internas do sistema ( lei de conservação ) e que expressa sua capacidade de modificar o estado de outros sistemas com os quais interage. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Ed. Universo Ltda – 1988)

Propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho. ” A energia pode ter várias formas ( calorífica, cinética, elétrica, eletromagnética, mecânica, potencial, química, radiante ), transformáveis umas nas outras, e capaz de provocar fenômenos bem determinados e característicos nos sistemas físicos. Em todas transformações de energia há completa conservação dela, isto é, a energia não pode ser criada, mas apenas transformada ( primeiro princípio da termodinâmica ). ” (Dicionário Aurélio – Ed. Nova Fronteira S.A. – 1988)

Potência

É a capacidade de produção de energia por unidade de tempo

Entalpia

É o conteúdo de energia de cada substância participante da reação.
A variação da entalpia de um sistema é o calor liberado ou absorvido quando uma transformação ocorre sob pressão constante.

Entropia

É um fato observado que, através do Universo, a energia tende a ser dissipada de tal modo que a energia total utilizável se torna cada vez mais desordenada e mais difícil de captar e utilizar.

Quando conduzimos um carro a energia armazenada na gasolina é convertida em calor por combustão e, depois, em energia mecânica, no motor. A energia mecânica, ordenada, assim produzida, dá origem ao movimento controlado e ordenado do carro. Mas parte dessa energia foi irrevogavelmente dissipada sob a forma de calor, na estrada, como resultado do atrito dos pneus, no aquecimento do ar por meio da exaustão de gases e para vencer a resistência do vento. Perdemos essa energia para sempre. A extensão do estado de desordem em que esta energia se encontra é medida por uma quantidade conhecida por entropia. Quanto maior é o estado de desorganização, tanto maior é a entropia, quanto menos extensa for a desorganização, menor é a entropia. De fato, como estabelece a termodinâmica, à temperatura de zero absoluto quando todas as vibrações atômicas e movimento param, a entropia é nula, porque não há movimento desordenado.

Outro exemplo:

Suponha que temos água vermelha, com tinta, e água branca, sem tinta, em um tanque, com uma separação. Removendo delicadamente a separação, a água começa dividida, vermelha de um lado e branca do outro. Com o passar do tempo, a água vai gradativamente misturando-se, e no final temos água avermelhada, com a tinta uniformemente distribuída. Agora, mesmo que observemos a mistura por um longo período de tempo, ela não vai separar-se espontaneamente. A energia total do Universo tende a se tornar cada vez mais desordenada e, por conseqüência, podemos afirmar que a entropia do Universo cresce continuamente.
Segundo a 2º Lei da Termodinâmica: “Quanto maior a desordem de um sistema, maior a sua entropia”.

Condutividade térmica

Grandeza que caracteriza a condutibilidade térmica de uma substância.
Obs.: Condutibilidade – Propriedade que tem os corpos ou os meios de transmitir com maior ou menor facilidade o calor de um ponto a outro de uma massa. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Ed. Universo Ltda – 1988)

Coeficiente de transmissão de calor

Coeficiente que caracteriza a transferência de calor entre um sólido ( ou fluido ) a uma certa temperatura e um sólido (ou fluido) a uma outra temperatura. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Ed. Universo Ltda – 1988)

Calor específico

Calor necessário para elevar a temperatura de uma unidade de massa em 1 (um) grau. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural – Ed. Universo Ltda – 1988)