Saunas

Recomenda-se tomar um banho de chuveiro, oportunidade em que você deve utilizar uma bucha para obter melhor limpeza de sua pele (se preferir).
O Uso da sauna é mais que um hábito, proporciona relaxamento e prazer. Durante o banho ocorre intensa sudorese em decorrência do aumento da temperatura.
Entre os benefícios da sauna está o alívio de dores na coluna, o aumento da circulação sanguínea, a hidratação da pele e desobstrução dos poros, o combate ao stress e à hipertensão. Além disso, relaxa a musculatura, limpa e desobstrui as vias respiratórias, desintoxica e expulsa as impurezas do organismo e combate doenças do sistema respiratório.

A temperatura ideal para utilizar sua sauna é de mais ou menos 60º C, podendo atingir até 80ºC, após o ambiente estar devidamente aquecido entre no recinto, como é de costume recomenda-se fazer uso de uma toalha.
Uma vez no ambiente, resta só apreciar o momento, sempre se empenhando para obter momentos de prazer e bem-estar, para que se torne ainda mais proveitoso respire profundamente, faz muito bem para as vias respiratórias.
No tocante ao prazo de permanência no ambiente, isto varia de um organismo para outro, alguns permanecem por períodos maiores, outros períodos menores, o importante é respeitar o limite de cada organismo. Durante a permanência na sauna faça a aromatização do ambiente borrifando a essência sobre as pedras, sempre diluída em água de acordo com seu gosto. Após o banho de vapor vem a melhor parte, tome um banho de ducha fria, ou um bom mergulho se tiver próximo à piscina.

As cabines de sauna seca são construídas com madeira sem receber nenhum acabamento, exceto lixação. Normalmente se constrói degraus dentro destas cabinas, quanto mais alto você estiver, maior será a sensação de calor.
Com o calor a conseqüência natural é sentir sede, procure se hidratar com água, suco, cerveja ou qualquer outro líquido que prefira.
Pessoas com problemas de hipertensão ou cardíacos, antes de fazer uso regular da sauna, devem buscar orientação do seu médico, convém não arriscar.
A cabine de madeira após o uso aconselha-se que se mantenha ventilada.
As cabines possuem dois orifícios, ou mais dependendo do tamanho, estes tem a finalidade de oxigenar o ambiente, devendo o orifício inferior permanecer sempre aberto, enquanto o superior recomenda-se que seja aberto por alguns minutos durante o banho de vapor, justamente para renovar o ar do ambiente.

Importante: Nunca jogue água diretamente no equipamento, sobre as pedras, pois o choque térmico certamente provocará a queima da resistência. A SAUNA já faz parte da cultura do bem-estar físico e mental da humanidade nos dias de hoje e está presente em todos os países do globo. Mas é essencialmente na EUROPA que a prática da sauna terapia é feita de modo mais simples, natural e constante, pois já a incorporaram como uma necessidade básica de suas rotinas diárias dentro de seus ambientes familiares. Isto justifica o fato deles terem uma longevidade maior que outros povos, pois procuram adquirir maior qualidade de vida usando para isso hábitos saudáveis.

As famílias européias tomam banho de sauna diariamente justamente com esse intuito, aliando a prática de boa higiene corporal a de momentos de lazer e sociabilização entre as pessoas. Isso aprimora o relacionamento pessoal, descontrai e aproxima-nos a intimidade para bate-papos amigáveis e relaxantes, proporcionando maior harmonia no ambiente familiar ou de trabalho.
Um bom e agradável banho de sauna é capaz de eliminar todas as toxinas presentes no corpo humano, atuando na purificação do sangue, da pele e do cérebro. Tais toxinas são naturalmente eliminadas pelas fezes, urina e suor, por isso que a sauna é tão saudável que não deveria ser privilégio elitista, nem pertencer a certo estilo de vida ou de moda, mas incentivado publicamente a todas as pessoas em qualquer camada social. Mas seria importante também tirar o manto de preconceitos e brincadeiras injustas a respeito da sauna para se criar mais seriedade a este eficaz hábito de equilíbrio do corpo humano tão recomendado por terapeutas de vários segmentos.
A sauna elimina os excessos de sais e de gorduras, ativa todo o sistema cardiovascular estimulando a pressão arterial e desobstruindo vasos sangüíneos comprometidos, relaxa a musculatura e o sistema nervoso, aliviando dores pelo corpo, queimam calorias sem nenhum esforço físico, atua nas glândulas endócrinas, pâncreas, tireóides, supra-renais, fígado e nas glândulas sexuais.
Por isso tudo, os médicos recomendam a prática da sauna para se combater às causas de vários males e moléstias que interferem em nossa boa saúde. Porém, destacamos onde ela mais atua: alergias da pele, pulmões, asma, bronquite, sinusite, gripe, renite, obesidade, reumatismo, alcoolismo, tabagismo, drogas e estresse.

fonte: www.steamax.com.br